A importância da Arte para os mais novos!

Vários educadores afirmam que fazer arte é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico e estético, da criatividade, da curiosidade e da auto-estima. Um estudo recente afirma que os benefícios vão além do âmbito artístico, crianças que são estimuladas pelas artes desenvolvem habilidades de atenção e memorização ou seja aprende melhor outras matérias.
Atenção: Entenda como artes todas as formas de
expressão. A criança precisa criar! Deixe os desenhos prontos de lado e permita que a criança dê asas à imaginação.
Fases de desenvolvimento:

2 - 4 anos: Rabiscos desordenados são a característica desta fase. Os traços vão se tornando aos poucos mais organizados. A criança sente prazer nos rabiscos principalmente se tiver um adulto a ver.

4 - 7 anos: Primeiras tentativas de representação. Iniciam as representações de objetos relacionados com sua cultura, dispostos de forma desordenada. Gosta de mostrar a sua obra aos adultos. Precisa de incentivo.

7 - 9 anos: Domina signos culturalmente compartilhados. Compõe cenas com casas, sois, árvores. Geralmente os desenho são feitos em linha recta na parte inferior do papel.

9 - 12 anos: Desenhos mais detalhados e menores. Maior autocrítica, busca pela representação da realidade. Preocupação com noções de proporção e profundidade entre os 11 e 12 anos.


     Dicas:
  • Ofereça variedade de materiais. Tinta, giz de cera, papéis de diversos tamanhos.
  • Evite perguntar à criança o que esta a desenhar. Espere a que a criança fale.
  • Não há certo nem errado. Se o sol for azul, tudo bem!
  • O computador pode ser usado como ferramenta. Procure programas que favoreçam a criatividade.
  • Leve a criança a exposições, apresente obras de diversos artistas, chame a atenção para diferentes técnicas.

1 comentário:

  1. O desenho é uma forma da criança comunicar, de deixar falar o seu inconsciente e através dele revelar aspectos da sua personalidade, vida social e familiar. Dado isto é bastante importante que os pais comecem logo a incentivar as crianças, desde pequenas, para a arte e para o desenho, pois tem muito a ver também com todo o seu desenvolvimento.


    Joana Conceição

    ResponderEliminar