7 dicas para criar uma criança que adora ler



Já o velho ditado diz que “é de pequenino que se torce o pepino” e muitas das coisas que as crianças aprendem ainda novas, ficarão com elas para sempre. A leitura pode ser uma dessas coisas com as quais as crianças contactam ainda pequenas e passa a ser um prazer que as acompanha ao longo de toda a vida. Para além de ser um passatempo maravilhoso, que potencia o vocabulário de uma criança, ler estimula a criação de novas células cerebrais e incentiva a ligação entre muitas outras. Quando é que foi a última vez que leu com o seu filho(a)
  1. Em voz alta. Crie o hábito de ler em voz alta para o seu filho(a) todos os dias, seja depois do jantar ou antes da hora de dormir. Conforme a idade da criança, pode ser um livro simples, que pode ser lido de uma só vez; ou então um livro mais completo que pode ser continuado na noite seguinte. Vai ver que esta depressa tornar-se-á numa rotina pela qual a criança anseia.
  2. Agora é a tua vez. Se a criança já souber ler ou então precisa de praticar mais um pouco, deixe que seja ela a escolher o livro que ela quiser ler para si. Para que não haja desistências a meio, se verificar que a criança estiver a ficar cansada, retome você a leitura. Outra opção é lerem alternadamente ou cada um ser uma das personagens do livro. O importante é mesmo lerem e chegarem ao fim da história.
  3. Espaço para ler. Se possível, tenham em casa um espaço confortável e acolhedor, inteiramente dedicado à leitura. Deve ser um local sossegado, sem televisão ou outras coisas que possam interromper quem procura um pouco de silêncio para ler. Assim, a criança sabe que tem sempre um sítio especial onde pode sentar-se e ler um bom livro, quer seja sozinha ou acompanhada.
  4. A minha biblioteca. Inscreva-se na biblioteca da sua cidade e se a criança também o puder fazer, tanto melhor! Assim, terão um local que podem visitar regularmente, onde podem passar algum tempo de qualidade juntos e escolher livros do vosso agrado, gratuitamente. Para além de ter o estímulo da leitura em toda a parte, a criança terá a responsabilidade de tomar conta dos livros emprestados e devolvê-los na data certa. Em adição, muitas bibliotecas têm horas do conto e outras actividades dedicadas à leitura e direccionadas exclusivamente às crianças.
  5. Clube de leitura. Não têm de pertencer a um clube de leitura ou a uma comunidade de leitores para falarem sobre os livros que lêem – podem fazê-lo sempre que terminarem um livro ou pode sempre questionar a criança sobre o que leu na escola. Falem sobre as personagens preferidas, o que gostaram mais e menos, se o final foi o que esperavam ou se alteravam alguma coisa e, claro, se querem procurar mais livros escritos pelo mesmo autor.
  6. O que quer dizer isto? Compre um dicionário – adequado à idade da criança – e ensine-a a utilizá-lo. Assim, cada vez que surgir uma palavra que a criança não percebe, quer seja em conversa, ou na leitura, terá o incentivo para ir procurar o seu significado. Se a criança não conseguir fazê-lo sozinho, façam-no em conjunto: esta é uma boa forma de aprendizagem e de tornar a leitura mais fácil e compreensível. 
  7. Colecção variada. Tal como o dicionário, também deve procurar incentivar a criança a ler outro tipo de livros, para além das tradicionais histórias ou contos infantis. Podem, por exemplo, adquirir ou trazer da biblioteca livros relacionados com algum tema que a criança goste particularmente como gatos ou estrelas – assim aliam uma aprendizagem ainda mais significativa à leitura. Podem também cozinhar em conjunto uma vez por semana, lendo em conjunto a partir de um livro de receitas. 
Conclusão: Com este documento podemos verificar que a leitura é um dos meios fundamentais para uma criança crescer em perfeita harmonia com tudo aquilo que a rodeia!

Fonte: http://pequenada.com/artigos/7-dicas-para-criar-crianca-que-adora-ler

3 comentários:

  1. E falta o ponto nº8:

    Cabe aos pais e aos professores incutir nos mais novos afeição literaria, o que nem sempre acontece, fruto do péssimo ensino facilitador, arcaico e antiquado do nosso sistema de ensino e da classe pouco profissional de professores que temos em Portugal. Felizmente, nem todos leccionam assim, mas há uma clara margem de incompetência nesta classe.

    Miguel Cardoso

    ResponderEliminar
  2. no ponto 7. ainda acrescentaria a sugestão de incentivar a criança a ilustrar os momentos que a marcou mais da história ;)

    ResponderEliminar
  3. Exactamente, todos estes pontos e os acima referidos sao fundamentais no interesse pela leitura nos mais novos. Pontos estes que todos deveriam tomar em consideração para evitar o desinteresse, cada vez maior, nas crinças, pelos livros.

    Raquel Ferreira

    ResponderEliminar